Leilão é uma forma de venda pública onde quem dá o maior lance a partir do valor mínimo definido em cada lote, vence ou em linguagem de leilão, “arremata”. Qualquer pessoa física (a partir de 18 anos) ou jurídica pode participar.

Em um leilão:

  • Comitente é quem vende, ou seja, o atual dono do bem que está sendo leiloado. Podem ser bancos, financeiras, seguradoras, prefeituras, empresas, etc.
  • Leiloeiro é quem intermedia (mandatário)a venda dos bens.
  • Arrematante é quem compra, ou seja, aquele que venceu o leilão dando o maior lance.

Existem três modalidades de leilões:

  • Somente Online– É realizado apenas pela internet.
  • Presencial e Online (Híbrido)– É realizado em local físico, com interação via internet. Os lances presenciais (ofertados no local físico) e os lances online (ofertados através da internet) são validados em tempo real.

Somente Presencial – É realizado em local físico.

É o valor ofertado pelo interessado em comprar um lote em leilão.

É um conjunto formado por um ou mais bens que serão leiloados.

Basta levantar a mão e se necessário falar o valor desejado manifestando interesse no lote, ou online clicando no botão de lance.

É o menor preço para que um determinado lote seja vendido. Normalmente é utilizado nos leilões de imóveis.

É o menor valor que pode ser ofertado pelo interessado. A venda somente será concretizada com a aprovação do comitente vendedor. Normalmente é utilizado nos leilões de veículos e materiais.

É o termo utilizado quando o maior lance ofertado por um bem leiloado é inferior ao valor para venda exigido pelo vendedor.

Sim. As datas e os locais de visitação constam nos editais dos leilões e no site do leiloeiro. No caso de imóvel somente será possível se estiver desocupado.

Através da Internet, mídias sociais, mailing, folhetos, catálogos, editais e anúncios publicados em jornais de grande circulação.

São bens de propriedade de bancos, seguradoras, financeiras, empresas de leasing, locadoras, incorporadoras, consórcios, concessionárias e empresas em geral.

Para ofertar lances nos leilões presenciais não há necessidade, basta portar os documentos pessoais e cheque, se previsto nas condições de venda. Para ofertar lances online é necessário o cadastramento prévio, aprovado pela equipe do leiloeiro.

Somente em caso de leilão online ou híbrido (presencial e online), cujo interessado esteja cadastrado e habilitado para o leilão.

A duração do leilão vai depender da modalidade (presencial, online ou híbrido), tipo de bens e quantidade de lotes e lances ofertados. Assim sendo, é recomendável que o interessado acompanhe o andamento do leilão.

Nos leilões podemos encontrar: Imóveis, automóveis, caminhões, motocicletas, tratores, embarcações, aeronaves, máquinas operatrizes, matéria-prima, eletroeletrônicos, computadores e acessórios, eletrodomésticos, móveis para escritório e residência e outros. Os bens podem ser vendidos individualmente ou em lotes.

Sim. Os lances online serão concretizados no ato de sua captação pelo provedor e não no ato da emissão pelo participante. Assim, diante das diferentes velocidades nas transmissões de dados, dependentes de uma série de fatores alheios ao controle pelo provedor, o leiloeiro e os comitentes (proprietários dos bens) não se responsabilizam por lances ofertados que não sejam recebidos antes do fechamento do lote.

Back to Top
Precisa de ajuda? Clique Aqui